segunda-feira, 9 de agosto de 2010

ADIAMENTO PODE PROVOCAR DESMOTIVAÇÃO NOS CANDIDATOS

Uma reviravolta no concurso dos Correios, cuja data deverá ser remarcada para o dia 21 de novembro, provocou instabilidade junto aos candidatos, mais de sete meses depois do lançamento do edital, em dezembro de 2009. A nova data, cogitada pelo presidente da empresa, David José de Matos, deixou os mais de um milhão de candidatos em apreensão quanto ao futuro do processo seletivo.

É como avalia o diretor pedagógico da Academia do Concurso Público, Paulo Estrella. Segundo ele, uma longa demora na aplicação de uma prova de concurso público pode provocar uma reação negativa, como a desmotivação do candidato. “Os candidatos vêm se preparando há muito tempo, desde que o edital foi lançado. É muito provável que muitos deles se sintam desestimulados e até mesmo desistam do concurso”, avisa.
 
No entanto, o especialista afirma que a remarcação das provas deve ser usada de forma positiva. “O candidato que já sabe o conteúdo programático pode se preparar um pouco mais, fazendo provas antigas da banca organizadora, a Fundação Cesgranrio, para não ter surpresas quanto ao estilo dela no momento do exame”, avisa.


Alexandre Vasconcellos, especialista em concursos, tem a opinião. ''É hora do candidato manter o ritmo para não perder o potencial. O ideal nessa reta final é fazer questões anteriores da prova já que o estudo já está mais consolidado e também procurar em editoras especializadas livros e apostilas que tenham exercícios comentados da banca para se aprofundar nas matérias e fazer um raio x dos assuntos que costumam ser mais cobrados''.

Vasconcellos faz um alerta especial para a disciplina de Informática. “Costuma cair nas provas da Cesgranrio muitas questões de Excel envolvendo fórmulas”.

Alexandre ainda orienta os candidatos ao cargo de carteiro: “ é preciso que estejam muito bem preparados para o teste físico, pois muitos são eliminados. O ideal é dedicar algumas horas para essa preparação, mas sem exagero”, orienta.
O adiamento da prova, de acordo com os Correios, teve como objetivo garantir mais segurança ao processo seletivo.

Nenhum comentário: