segunda-feira, 14 de julho de 2008

CONSIN DECIDE MANTER A GREVE

CONSIN DECIDE MANTER A GREVE E EXIGIR ATUAÇÃO DIRETA DO LULA !
Após a segunda semana de greve foi realizado em Brasília no dia 12 de julho o VI CONSIN (Conselho de Sindicatos). Dos 33 sindicatos da Federação estiveram presentes 27 sindicatos mais a direção colegiada da FENTECT (que são delegados natos). Dos 13 diretores da Federação estavam presentes 12. Com isso, a plenária tinha 39 delegados com direito a voto.O VI CONSIN foi aberto com a avaliação do Jurídico da FENTECT, quando foi revelado que o TST está em recesso e só retorna no dia 14 de agosto. E dificilmente poderá ser realizada uma sessão extraordinária. Após a avaliação jurídica passou para as avaliações dos sindicatos presentes. O quadro de avaliações apresentado é o seguinte:
AL- 80%; AM - 85%; DF-70%; AC-90%; ES - 10%; BA - 70%; CAS - 50%; CE - 80%; GO - 30%; JFA - 40%; MG-40%; MA-80%; PA - 80%; PB-90%; PE – 90%; PI-85%; PR-70%; RJ-70%; RO-60%; RR-30%; RN-70%; RS- 70%; SJO-70%; RPO-30%; VP- 80%; STS-80%; SE- 60%; SP-70%; SC- 60%.
Este índice de paralisação, leva em conta majoritariamente a área operacional.Nas avaliações dos representantes dos sindicatos, existe um cenário de uma greve forte há muito tempo não vista. Na audiência de 3ª feira, 15/07, só se dará o sorteio do relator, uma vez que a proposta do TST (que na verdade é a proposta da ECT) foi rejeitada em todo país. Após o dia 15/07 um novo cenário surgirá, onde a maioria dos sindicatos aposta na resistência da categoria até o dia do provável julgamento da abusividade ou não da greve, caso o governo Lula não honre cumprir o Termo de Compromisso.
O CONSIN foi convocado pela maioria da direção da FENTECT com o objetivo de construir uma contra proposta rebaixada, já que o governo tem fechado as portas para a ala governista e que a única proposta construída entre a empresa e TST foi muito ruim. A proposta dos trabalhadores continua sendo o cumprimento integral do acordo Termo de Compromisso firmado no dia 20 de novembro de 2007, entre o governo Lula, ECT e a FENTECT. Foi aprovado o acampamento em frente ao Palácio do Governo Lula, a partir de 2ª feira, às 9h. Foi informado em Plenário que em SC vão fazer o enforcamento e queimar o Lula, também na 2ª feira. Por fim, a maioria esmagadora dos presentes votou que o principal alvo de exigências daqui prá frente é o Lula.

Nenhum comentário: