sábado, 8 de agosto de 2009

Decisão garante rentabilidade dos Correios, diz Custódio

O presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), Carlos Henrique Custódio, afirmou hoje que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de manter o monopólio da estatal na captação e entrega de correspondências garante a rentabilidade econômica atual da empresa. Ele informou que a estimativa para 2009 é de que os Correios tenham um faturamento de R$ 11,6 bilhões com o total dos serviços. Desse valor, 50% (R$ 5,8 bilhões) vêm dos serviços de correspondência, que Custódio chama de "monopólio postal".
Segundo o presidente da ECT, permanecerão exclusivamente com a estatal os serviços de captação e entrega de telegramas, cartões postais, cartas simples e correspondências agrupadas (entrega de cobranças de taxas ou tarifas de serviços públicos, talões de cheques, cartões de crédito e boletos bancários). Continuarão sendo exploradas em regime de livre concorrência (ECT e empresas privadas) as remessas de mercadorias, encomendas e impressos em geral (malas diretas, folhetos de publicidade, livros, catálogos e revistas e jornais).
Custódio comemorou a decisão do Supremo, mas destacou que ela torna mais urgente o desafio da modernização dos Correios. "O monopólio nos garante o presente, mas não o futuro", declarou. Acrescentou que um grupo interministerial formado para propor modificações na Lei Postal já concluiu um relatório, que foi entregue à Presidência da República. Segundo Custódio, entre as alternativas de mudanças da lei estão autorização para o Banco Postal ampliar seus serviços e melhor utilização da empresa aérea que presta serviços aos Correios

Nenhum comentário: