quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Agências dos Correios do Paraná terão portas com detector de metais



Decisão de juiz do Trabalho também exige segurança armada
Redação Bem Paraná

A decisão de primeira instância do juiz do Trabalho, James Josef Szpatowski, condenou os Correios e o Bradesco a instalar portas giratórias, com detector de metal, e segurança armada em todas as agências dos Correios que operam como Banco Postal no Paraná. As empresas podem recorrer da decisão.
A ação contra os Correios e o Bradesco, ingressada pelo Ministério Público do Trabalho, é resultado da denúncia feita pelo sindicatom do Parana onde revelou o aumento de assaltos às agências, depois da implantação do Banco Postal.
O juiz reconheceu o argumento do Sindicato, que os assaltos aumentaram com o início das operações bancárias nas agências, e alerta que o Bradesco tem o dever de colaborar com a infra-estrutura, ou seja, tem a obrigação de garantir a segurança dos trabalhadores.
Na decisão o juiz deixa claro que “os aparatos atualmente utilizados – câmera, cofre com dispositivo de retardo de abertura, grades, alarmes, são artifícios excelentes a resguardar a segurança sim, só que apenas do patrimônio”. Continua dizendo que “apesar do destaque trazido com o rótulo e atividade bancária, não foram incluídas medidas de segurança hábeis a preservar a vida e dignidade dos trabalhadores”. Um alerta direto ao investimento de 300 mil reais em segurança no Paraná, alegado pela ECT, que visou apenas a segurança do lucro (dinheiro), esquecendo dos trabalhadores.
Pela decisão, a ECT deve, agora, juntar em cinco dias o quadro atual das agências que já detenham portas giratórias e vigilância armada, bem como a tabela atual que indique os parâmetros de implantação, a ordem em que cada agência ocupa no nível de risco atual, suas estatísticas, inclusive com o número de delitos sofridos, e a condição de ser o único agente bancário da cidade.




-->